Lans Publicidade

Marketing e
publicidade
com estratégia

BLOG

Redesign das marcas: tendência ou funcionalidade?
nova-logo-instagram

Muitas marcas tem reformulado seus logotipos atualmente, trabalhando o redesign como forma de acompanhar tendências e expressar seus conceitos de forma mais clean, com logos novos mais arrojados. Porém, quais serão os verdadeiros motivos desse fenômeno?

O redesign de marca que devido às fortes mudanças é praticamente uma logo nova.

Nas últimas semanas, pudemos acompanhar o surgimento de atualizações em logotipos de diversas marcas. Exemplos como a Oi, HP e Gol foram divulgados nas redes sociais, causando uma certa discussão sobre gostos e tendências do design. Como que para tornar tudo ainda mais relevante, o Instagram, rede social em formato de aplicativo, também divulgou o redesign do seu logo, gerando opiniões divididas sobre o assunto.Nova logo instagram

Mas, antes de tudo, convém questionarmos se esse processo é parte de uma tendência, algo que acontece de época em época com as marcas mais fixadas na sociedade, ou se, justamente por serem tão fixadas entre os consumidores, as marcas estão buscando se tornar cada vez mais frescas e relevantes tanto para a mídia, quanto para o mercado.

Nova logo oi

Para criação de uma logo nova ou para o redesign de uma já existente, afirmar que tudo não passa de uma tendência é, talvez, uma interpretação superficial do processo, principalmente pelo fato de que essas características já estiveram presentes no design de um tempo atrás (e não tão atrás). Devemos observar que, além das marcas citadas, canais de televisão, como a Warner, também estão bebendo da mesma fonte de estilo em suas novas vinhetas e programações. Logo, o que essas marcas possuem em comum é, justamente, a tecnologia. São empresas preocupadas em manter um aspecto que cada vez mais represente os avanços do mundo digital, justamente porque estão inseridas nesse mundo. Logo, falar de mundo digital é falar de grandes marcas do meio, chegando ao ponto crucial do processo, onde, há cerca de dois anos atrás, a Apple divulgava uma reformulação do sistema iOS, apresentando um design bem parecido com o que estamos vendo agora.

Nova logo ios

Logo, esses fatores fazem parte de uma busca das marcas em participar de um movimento que não se inicia sozinho, expondo seus envolvimentos com a tecnologia, construindo logotipos mais cleans, minimalistas e que representem tais avanços, além de encontrar uma forma de reformulação de branding, mantendo-se relevante entre os consumidores e dialogando com as plataformas que melhor se posicionam no mercado.

Posts Relacionados